Em um cenário de impunidade e desgovernança que é o quadro atual do Rio de Janeiro, os nervos estão a flor da pele. Com a aproximação do verão, o clima esquenta. Moradores do RJ querem usufruir das belezas naturais do estado, aproveitar o calor para ir a praia. Somos todos cariocas, todos cidadãos. O problema começa quando as pessoas praticam atos ilegais em áreas de lazer como a praia e é o que vem acontecendo a bastante tempo. Instaurou-se a revolta e o ódio. Os cidadãos de bem não aguentam mais serem violentados. Por um lado todos tem o direito de ir e vir, por outro lado a criminalidade precisa ser combatida. O problema é quando atribuem a todo morador da zona norte o rótulo de marginal e se preparam para combatê-los. Isso nada mais é do que uma cisão do estado, semelhante a construção do muro de berlim. Não acho justo com quem mora na zona sul sofrer violência por conta dos marginais e os entendo, estão revoltados. Mas também não acho justo tentarem suspender um direito constitucional, que é o de ir e vir.
Os justiçeiros revoltados estão certos ou errados afinal? É difícil dizer ao certo. Mas uma coisa é clara, se os marginais não fossem assaltar na zona sul, não assaltassem de fato em lugar algum não haveria esses problemas. A grande questão é que hoje as pessoas preferem o fácil e rápido, perdeu-se a capacidade de pensar à longo prazo, é por isso que vemos tantos jovens na criminalidade invés de estarem nas escolas. Mas a culpa não é apenas deles, a mídia reforça isso, incentivando as pessoas a consumirem, praticamente ditando que se a pessoa não consome ela é uma fracassada e não tem valor. A questão ética e moral também está comprometida, nossos líderes e as pessoas que deveriam ser o nosso modelo, nosso exemplo, são os piores bandidos. Falo dos políticos, dos roubos incessantes ao povo brasileiro.
Queria deixar claro que essa revolta dos moradores da zona sul não é uma coisa tão reducionista assim, na verdade é o efeito colateral de reprimir e tolerar tanta coisa errada que acontece no nosso país. Hoje vemos uma guerra interna, na época de eleição, falou-se em dividir o estado e muitas pessoas apoiavam essa ideia ... enfim ... não nos vejo longe de uma guerra civíl ou algo do tipo, sendo que nossos inimigos não são os nossos semelhantes, são os nossos governantes. A revolta está sendo direcionada para o alvo errado.
Link da matéria: http://blogs.oglobo.globo.com/gente-boa/post/moradores-da-zona-sul-ameacam-porrada-vai-comer-em-cima-dos-marginais.html?utm_source=Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário